A indústria alimentícia é responsável por fornecer grande parte daquilo que consumimos diariamente. Porém, nem todos os alimentos disponíveis nas prateleiras dos supermercados são saudáveis e nutritivos. Na verdade, muitos produtos contêm ingredientes que podem ser prejudiciais à nossa saúde. Para evitar cair em armadilhas da indústria alimentícia, é fundamental ler os rótulos dos produtos alimentícios antes de comprá-los.
Os rótulos dos alimentos fornecem informações importantes sobre os ingredientes, a quantidade de nutrientes e os valores nutricionais dos produtos. Infelizmente, muitos consumidores ignoram essas informações e acabam comprando produtos que parecem saudáveis mas que contêm ingredientes altamente nocivos.
Como ler rótulos de alimentos?
Existe uma regrinha muito básica que eu sempre passo para quem faz o acompanhamento comigo: se o rótulo tem muitas palavras difíceis e que parecem ter vindo diretamente da tabela periódica, não compre.
Geralmente isso é uma tática usada para não te dizer de forma objetiva o que tem nesse alimento. Ainda, esses nomes difíceis provavelmente são uma série de conservantes, corantes e saborizantes.
E são muitos os ingredientes tóxicos para a nossa saúde, mas abaixo eu separei uma lista com alguns dos mais comuns para ajudá-lo:
Quais ingredientes evitar quando ler os rótulos de alimentos
Gorduras trans: Essas gorduras são frequentemente encontradas em alimentos processados, como biscoitos, salgadinhos, margarinas e outros produtos assados.
Adoçantes artificiais: Esses são frequentemente encontrados em bebidas e alimentos dietéticos ou com baixo teor de açúcar. Eles são frequentemente rotulados como aspartame, sucralose, sacarina ou acesulfame K. Embora eles possam ajudar na perda de peso, seu consumo excessivo tem sido associado a problemas de saúde. Porém, associação não significa causalidade. Logo, precisamos sempre individualizar: pra quem? Com que frequência? Como está a saúde do paciente? Tudo é uma questão de individualidade.
Você pode gostar também::: Os 8 passos fundamentais para quem quer emagrecer com saúde
Corantes artificiais: Esses são frequentemente adicionados a alimentos processados, bebidas e sobremesas para dar cor. Eles podem ser rotulados como tartrazina, vermelho 40 ou amarelo 6. Alguns corantes artificiais têm sido associados a problemas de saúde, como hiperatividade em crianças, alergias e até mesmo câncer.
Glutamato monossódico (MSG): Esse ingrediente é frequentemente adicionado a alimentos salgados para melhorar o sabor. Embora seja considerado seguro para consumo pela FDA, existem diversos estudos em curso sobre o potencial cancerígeno do MSG.
Xarope de milho com alto teor de frutose: Esse ingrediente é encontrado em muitos alimentos processados, incluindo bebidas, pães e cereais. Ele é adicionado como um adoçante, mas seu consumo excessivo tem sido associado a obesidade, diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde. Esse, é um ingrediente que precisamos ter um cuidado redobrado!
Cuide da sua saúde!
A leitura dos rótulos dos alimentos é fundamental para evitar armadilhas da indústria alimentícia e fazer escolhas saudáveis. Ao ler os rótulos dos alimentos, você consegue identificar ingredientes não saudáveis, escolher alimentos ricos em nutrientes, controlar a ingestão de calorias e proteger a saúde a longo prazo.
E se você gostou deste artigo e quer saber mais dicas sobre como não cair em armadilhas “fitness” da indústria alimentícia, conheça o meu canal no Youtube!