A diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ela é a resposta do corpo quando ele não consegue mais produzir insulina suficiente ou não consegue usar efetivamente a insulina que produz.
Como resultado, os níveis de açúcar no sangue aumentam, o que pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, problemas renais e nos olhos, neuropatias e outras complicações.
Embora a diabetes tipo 2 seja uma doença crônica, é possível reverter o quadro em alguns casos. E o segredo para isso não poderia ser outro: adotação de um estilo de vida saudável, que inclua uma dieta equilibrada, exercícios físicos regulares e uma boa gestão do estresse.
O que é a diabetes tipo 2?
Antes de qualquer coisa, precisamos entender que existe uma diferença entre a diabetes do tipo 1 do tipo 2.
A diabetes tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói as células produtoras de insulina do pâncreas. Sem insulina, o açúcar no sangue não pode entrar nas células do corpo e se transformar em energia. Isso faz com que os níveis de açúcar no sangue subam.
Ainda, a diabetes tipo 1 é geralmente diagnosticada em crianças e jovens adultos, embora possa ocorrer em qualquer idade. E o seu tratamento envolve a administração diária de insulina através de injeções ou bombas de insulina.
Em contrapartida, a diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não produz ou não consegue usar a insulina. Esse tipo de diabetes está frequentemente associado à obesidade e ao estilo de vida sedentário. Dessa forma, ela é mais comum em pessoas com mais de 40 anos.
E os sintomas da diabetes tipo 2 podem ser menos óbvios do que na diabetes tipo 1, incluindo:
- Fadiga
- Sede excessiva,
- Visão turva
- Infecções frequentes.
Logo, a base do tratamento da diabetes tipo 2 inclui mudanças na dieta e no estilo de vida, medicamentos orais e, em alguns casos, insulina.
Como reverter o quadro de diabetes tipo 2?
Como eu comentei, é fundamental buscar uma alimentação mais saudável no tratamento. E a dieta carnívora é uma das melhores opções!
Isso acontece porque essa estratégia alimentar contempla mais proteínas e menos carboidratos simples, como pães e massas, os quais são ricos em açúcares.
Inclusive, se você gostaria de saber mais sobre a dieta carnívora, você pode se inscrever gratuitamente na minha lista de envio de e-mails, basta clicar aqui.
E além de diminuir o consumo de alimentos ricos em açúcares, ter uma vida fisicamente ativa também faz toda a diferença. Porque ele ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, melhora a sensibilidade à insulina e diminui o risco de complicações relacionadas à diabetes.
Quando você se exercita, seu corpo precisa de mais energia para funcionar, e isso significa que ele precisa de mais açúcar (glicose). Como resultado, os níveis de açúcar no sangue diminuem, especialmente durante e após o exercício. Isso é importante porque altos níveis de açúcar no sangue podem danificar os órgãos e os vasos sanguíneos ao longo do tempo.
A diabetes tipo 2 é um mal completamente evitável através da adoção de uma vida mais saudável! Além disso, mesmo com o diagnóstico, ainda é possível virar esse jogo. E consumir informações de qualidade sobre o assunto também é importante, e para isso, você pode me seguir nas redes sociais! Lá eu compartilho novos conteúdos diariamente. E estou no Instagram e no Facebook.