A proteína é o melhor aliado para a sua nutrição, principalmente por ser uma das fontes de energia mais ricas disponíveis.
E antes de mais nada, gostaria de começar este artigo explicando que um dos maiores erros durante uma perda de peso é apenas olhar as quantidades de calorias.
Falo isso porque proteínas de origem animal também são fontes de gordura e por isso, têm sido demonizadas pela indústria por anos!
Porém, uma refeição rica em proteínas tem alta densidade nutricional. Isso significa que ela atua na regulação do apetite e traz diversos benefícios para sua saúde e principalmente disposição.
Como a relação entre proteína e energia mudou através dos tempos
Durante a evolução humana nós passamos por diversos estágios nutricionais.
Por exemplo, antes da criação da agricultura os nossos antepassados viviam principalmente da caça. Isso significa que a quantidade de energia que eles precisavam era bastante alta. Dessa forma, para suprir essa necessidade, a base da sua alimentação eram as carnes/vísceras.
Logo, a relação entre proteina e energia era muito alta e até hoje a ciência considera aquele padrão alimentar como altamente nutritivo.
O problema começa quando, após anos de cultivos agrícolas e o surgimento das grandes indústrias, nós passamos a diminuir a ingestão de gorduras animais em detrimento das vegetais.
Ainda, os grãos e açúcares refinados ganharam cada vez mais espaço na nossa dieta. Como, por exemplo, grãos e cereais, especialmente na forma de farinha, utilizados empães e itens de padarias em geral e em massas.
Isso fez com que a relação entre proteina e energia caísse drasticamente, visto que passamos a ingerir pouca proteína de alta qualidade e muitos carboidratos refinados.
Por que o nosso corpo precisa de proteína animal?
Primeiramente, a proteína é a base para o nosso desenvolvimento muscular.
Também, ela é essencial para manter a pele saudável e ajudar a melhorar o seu metabolismo. E as proteínas animais são amplamente utilizadas para a formação de partículas proteicas de suplementos como caseína e whey protein. Isso porque as proteínas derivadas de animais são muito mais ricas em aminoácidos essenciais, que são os blocos de construção de muitos tecidos do corpo. E são essenciais, porque alguns nosso corpo não produz, ou seja, você precisa ingerir via alimento ou suplemento.
Por isso, proteínas animais são os alimentos mais completos para nos fornecer energia. Nesse sentido, os alimentos protéicos, como carnes e ovos, são decompostos em aminoácidos durante a digestão e usados como fonte de energia para abastecer as atividades diárias do seu corpo. Além disso, eles são importantes para manter as funções do corpo, como a saúde do sistema imunológico, o desenvolvimento muscular e a produção de hormônios.
E se você gostou deste artigo e quer receber conteúdos exclusivos de forma gratuita diretamente no seu email, inscreva-se na minha newsletter!